O texto a seguir mostra o posicionamento de Paulo Roberto C. de Melo, em relação à situação atual dos índios brasileiros.
" Esquecidos Pelo Brasil
Quando paro para pensar na situação dos índios, me ponho no lugar deles e percebo o quanto sofreram ao longo de 500 anos, nos quais foram usados como mercadorias pelos colonizadores, e hoje são marginalizados pela sociedade.
Imagine como deve ser difícil para o índio relembrar de tantas guerras árduas, travadas na imensidão desse país, nas quais era quase sempre derrotado. Por mais absurdo que pareça, a maioria dos índios da época preferia morrer à tornar-se escravo dos homens brancos. Todo índio deve repudiar tamanho sofrimento vivido por seus antepassados em suas terras.
Hoje em dia, vemos que a situação indígena continua não sendo das melhores. Um bom exemplo é a população indígena, a qual já foi de cerca de 2,5 milhões, não passa de cerca de 303 mil índíos( IBGE- 1998), o que mostra como foi a matança deles pelos colonizadores.
Essa situação desconfortável que os índios vivem não aconteceu da noite para o dia. Todo tipo de choque cultural entre os índios e os portugueses se refletem na péssima situação atual deles.
Seria interessante que déssemos um pouco mais de valor a todos os nossos povos indígenas, que influenciam bastante a nossa cultura, e que o não apenas o Governo e algumas (poucas) ONGs os apoiassem, mas a sociedade como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário