Preconceito e exclusão
Infelizmente, no Brasil, ainda existe um preconceito muito forte em relação a variação da língua, principalmente regional. Apesar de algumas pessoas tentarem evitar, muitos ainda praticam o preconceito, por mais que o faça sem ter consciência disso.
Será que algumas pessoas ainda continuarão essa prática, mesmo sabendo que pessoas estão sendo magoadas e poderão reagir com violência?
Esse mal não passou a ocorrer hoje. Desde o tempo da colonização existe, mas naquela época era em relação à renda das pessoas, ou seja, as pessoas mais pobres sofriam e ainda sofrem desse mal
Hoje, o preconceito linguístico está mais relacionado à região onde as pessoas moram ou nascem. A midia também pratica esse preconceito, de forma indireta, geralmente relacionando aos nordestinos como pessoas mais pobres.
O preconceito também está presente nas escolas e pode-se caracterizar como Bullying e gerar depressão e violência, como já foram registrados alguns casos como o do estudante australiano Casey Heynes, de 16 anos que ao ser humilhado por um menino, o agredio violentamente. Aqui no Brasil também temos vários casos, um deles é da recente famosa Geisy Arruda que foi humilhada por grande parte da universidade que ela estudava, pois usou um vestido muito curto e virou motivo de chacota.
Concluindo, esse preconceito é muito grave. As pessoas deveriam refletir melhor e o estado tomar algumas medidas para evitar esse grande mal.
Assista aos vídeos em relação ao Bullying:
http://www.youtube.com/watch?v=vnzIppfddTw
http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg
n gostei
ResponderExcluir